O momento mais adequado para a realização da coleta para análise química e física do solo é logo após a colheita das culturas de verão.
A principal função das análises é diagnosticar a fertilidade do solo para estabelecer o equilíbrio dos nutrientes disponíveis para as culturas.
A análise química determina os teores de macronutrientes (essenciais para o desenvolvimento das plantas em maiores quantidades que, quando restritas, podem afetar significativamente a produção) e micronutrientes (essenciais, porém, em menores quantidades e com efeitos menos representativos à produtividade). Além disso, também irá fornecer os padrões para a correção de acidez de solo, de modo que sem a devida neutralização da acidez é inviável a utilização de fertilizantes salinos, principalmente considerando a absorção de fósforo ao solo (indisponível para as plantas).
A análise física auxilia o técnico principalmente no direcionamento de fósforo de maneira mais precisa, sendo importante que seja realizada junto à análise química.
Em nossa próxima matéria, você vai conferir os passos necessários para que a análise tenha uma representatividade real do que está acontecendo no solo.
Acompanhe nosso site!