Guarapuava sediou, nesta segunda-feira (13), a segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2025, promovida pelo Sistema Ocepar, no Centro Cultural Mathias Leh, em Entre Rios. O evento, tradicional no calendário do cooperativismo paranaense, reuniu cerca de 80 lideranças de 19 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde e infraestrutura.
O encontro começou com um momento de reflexão sobre a história e os princípios do cooperativismo, destacando a trajetória do movimento e seu papel essencial na organização social, no desenvolvimento econômico e na promoção da solidariedade entre comunidades. A proposta foi relembrar a importância do modelo cooperativo como base para um crescimento sustentável e coletivo, que une propósito econômico e responsabilidade social.
As cooperativas Agrária e Cooperaliança foram anfitriãs do encontro, que teve como eixo temático "Atuação política e geopolítica". O objetivo foi promover um debate estratégico sobre os desafios e oportunidades do setor diante do atual cenário econômico e internacional.
Entre as autoridades presentes, estiveram os diretores da Ocepar, Luiz Roberto Baggio e José Roberto Ricken; os diretores da Coamig, Elton Lange e Jorge Augusto do Nascimento; Adam Stemmer, presidente da Agrária; e representantes dos conselhos fiscais da Ocepar e da Fecoopar.
Um dos momentos de destaque foi a participação dos deputados federais Sérgio Souza, vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Ambos apresentaram o trabalho desenvolvido em Brasília em defesa dos interesses do cooperativismo e do agronegócio paranaense, ressaltando a importância da representação política para o fortalecimento do setor.
O ponto alto da programação foi a palestra do engenheiro agrônomo e coordenador do Centro Insper Agro Global, Marcos Jank, que abordou o tema "A Geopolítica e os Impactos nos Negócios das Cooperativas". Em sua análise, Jank traçou um panorama de incertezas e transformações no cenário global, destacando a necessidade de planejamento e gestão de riscos nas organizações por parte das cooperativas e dos produtores rurais.
"A gestão de risco nunca foi tão importante quanto hoje. É essencial crescer, melhorar a rentabilidade e organizar a propriedade rural, mas é preciso lembrar que a geopolítica pode mudar completamente os mercados", alertou o especialista.
Encerrando o encontro, o evento também abriu espaço para uma pauta social, com a participação da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. Em sua fala, ela apresentou a Certificação no Combate à Violência Contra as Mulheres, iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas. A secretária convidou as cooperativas paranaenses a aderirem à certificação, reforçando o compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5-Igualdade de Gênero.
A apresentação, que encerrou a programação, destacou a relevância do cooperativismo também como instrumento de transformação social, fortalecendo o papel das cooperativas na construção de comunidades mais justas e inclusivas.
Agenda dos Encontros
A programação da segunda rodada segue nesta quarta-feira (15) em Ubiratã e Cascavel (16), com as cooperativas Coagru e Cotriguaçu como anfitriãs, respectivamente.