Na noite da sexta-feira, 4 de julho de 2025, a Coamig marcou presença no IX Ciclo de Palestras Extensão Rural, promovido pelo projeto Proovinocapri da Unicentro em parceria com os acadêmicos do 5º ano de Medicina Veterinária, sob a coordenação do professor Luiz Gonzaga P. de Macedo. O evento foi realizado no Sindicato Rural de Guarapuava e reuniu estudantes, professores e profissionais ligados ao meio rural.
Representando a Coamig, o diretor-presidente Dr. Osmar Hauagge ministrou a palestra ?Cooperativismo no Desenvolvimento Rural?, às 20h30, integrando uma programação que abordou temas fundamentais para a extensão rural e a agricultura familiar.
Durante sua apresentação, Dr. Osmar destacou o papel estratégico das cooperativas no fortalecimento das comunidades rurais, trazendo dados do setor, exemplos práticos e reflexões sobre os principais desafios do cooperativismo na atualidade. A abordagem reforçou o cooperativismo como uma ferramenta essencial de inclusão produtiva e desenvolvimento no campo.
A programação do evento teve início às 18h45 com a palestra do médico veterinário e ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, que tratou dos desafios e contribuições do médico veterinário para a extensão rural. Em seguida, às 19h45, Angelita Surkamp, da Queijaria da Angelita, compartilhou sua experiência com a produção de queijo e geração de renda na agricultura familiar. Encerrando a noite, às 21h30, Joseane Arana, Assessora de Agronegócios, abordou o tema ?Plano Safra 2025/2026?.
Para o presidente da Coamig, a participação no evento foi motivo de orgulho:
Foi uma alegria representar a Coamig nesse momento tão importante. Falar sobre cooperativismo com estudantes e profissionais da nossa região, especialmente no Ano Internacional das Cooperativas, é mais do que oportuno, é um privilégio. O engajamento do público mostra que estamos no caminho certo ao colocar esse tema em pauta.
SOBRE O EVENTO
O IX Ciclo de Palestras Extensão Rural tem como objetivo promover o diálogo entre a academia, produtores e lideranças do setor agropecuário, fortalecendo a formação dos futuros profissionais e contribuindo para o desenvolvimento rural regional