A Coamig foi palco, nesta quarta-feira (14), de um importante momento para o cooperativismo do Centro-Sul do Paraná: o evento Juntos Estratégicos Centro-Sul Intercooperação, promovido pelo Sistema Ocepar. A iniciativa reuniu representantes de cooperativas da região com o objetivo de fomentar o planejamento estratégico conjunto e fortalecer ações de intercooperação.
A proposta do evento foi pensar o futuro das cooperativas a partir da colaboração mútua, visando o desenvolvimento econômico local e regional. O fortalecimento da intercooperação contribui diretamente para a geração de empregos e a promoção de ações sociais e ambientais mais eficazes.
Estiveram presentes lideranças das cooperativas CLAC, Coopagricola, Cooperante, Witmarsum, Cooperponta e Coacan, atuantes em setores como agricultura, pecuária e produção de alimentos. O encontro foi marcado por troca de experiências, alinhamento de metas e debates sobre como as cooperativas podem, juntas, gerar mais oportunidades, renda e qualidade de vida para as comunidades onde estão inseridas.
A auditora interna do Sescoop/PR, Daniele Radulski Reginatto, ressaltou a importância da retomada das ações intercooperativas: "Resgatar essas ações do Programa Juntos é fundamental para todas as cooperativas envolvidas. Nosso papel é apoiar as decisões que elas tomarem em conjunto, visando sempre o benefício direto ao cooperado, que é o maior beneficiado com o crescimento e a união entre as cooperativas", destacou.
"Quando as cooperativas se unem para planejar juntas, quem ganha é a população local. Essa intercooperação é fundamental para que possamos crescer de forma sólida e sustentável", destacou o diretor-presidente da Coamig, Osmar Hauagge.
A expectativa, segundo os organizadores, é que ações como essa se desdobrem em projetos concretos, capazes de movimentar a economia de Guarapuava e região.