Em um mercado cada vez mais exigente, onde a qualidade dos produtos é prioridade, o laboratório do laticínio da Coamig destaca-se pelo rigor no controle de qualidade. Desde a recepção do leite até a produção final dos produtos Fortim, seguimos um sistema de monitoramento que assegura a entrega de alimentos frescos e seguros aos consumidores.
No laboratório, realizamos uma série de análises para garantir que o leite atenda aos nossos padrões de qualidade. Dentre elas, a análise de gordura, proteína, estabilidade térmica, acidez e presença de antibióticos são fundamentais para avaliar a composição do leite e identificar possíveis irregularidades.
Além disso, aplicamos o teste de crioscopia, que mede o ponto de congelamento do leite e detecta adulterações por adição de água ? uma prática ilegal que compromete sua qualidade. Outras tentativas de fraude também são identificadas, como a adição de cloretos, bicarbonato, etanol, hipoclorito, peróxido de hidrogênio e amido, substâncias que podem ser utilizadas para mascarar problemas ocorridos durante a produção ou transporte do leite. No entanto, com metodologias de análise modernas e precisas, a Coamig garante a integridade do leite recebido.
Após a recepção da matéria-prima, a produção do queijo passa por uma série de análises físico-químicas para assegurar a qualidade do produto final. Alguns dos testes realizados são a análise de gordura e umidade, parâmetros fundamentais para garantir a textura e o sabor característicos dos produtos Fortim.
Mesmo preservando o sabor tradicional, a Coamig investe continuamente em tecnologia para aprimorar seus processos de controle de qualidade. Com um laboratório altamente equipado, garantimos que cada lote de leite seja testado, monitorado e aprovado antes de seguir para a produção.