Notícia

Forragens Conservadas de Inverno: Produção, manejo e qualidade

21 de janeiro de 2025 - Por:

Texto por Dra. Maryon Dalle Strack Carbonare

 A base da alimentação da bovinocultura de leite na nossa região e em todo o mundo é a silagem de milho. Porém, uma das dificuldades que os produtores têm, é a grande quantidade de animais e menor disponibilidade de área para produção de alimentos. Desta forma é preciso ser muito eficiente e para nós dos estados do Sul, a utilização de forrageiras de inverno se torna uma excelente estratégia para fornecer fibra de qualidade e incremento energético ou proteico nas dietas. Os cereais de inverno para silagem planta inteira são ótimas opções de volumoso energético e estratégias para categorias como vacas secas e novilhas, por exemplo. Já as silagens pré-secadas, fornecem bons teores de proteína bruta aliada a qualidade de fibra, elemento importante para a ruminação dos animais e manutenção de pH ruminal.


  Silagem de Planta Inteira no Inverno

As espécies mais utilizadas para esta finalizada são as aveias graníferas, cevada, trigo (na maioria sem aristas) e triticale. A aveia preta não entra na recomendação, uma vez que produz poucos grãos e o maior objetivo aqui, é a produção de volumoso energético.

Para a escolha da espécie é necessário entender cada situação e disponibilidade dentro da propriedade, além da espécie é necessário escolher um cultivar que seja adaptado as condições edafoclimáticas da sua região.

O indicativo do ponto de colheita é quando o grão está na fase de massa, sendo que fica próximo do pastoso, não devendo cortar quando está leitoso e não passar de massa dura. O ponto de decisão é o teor de matéria seca em torno de 32 a 38%.

A produção e qualidade varia muito do manejo da propriedade, espécie e cultivar, mas de forma geral, estas silagens produzem em torno de 6 a 12 toneladas de massa seca com 8-12% de PB e 14-20% de amido. 

                                            

   Silagem Pré-Secada

Fazer uma silagem pré-secada exige a utilização de diversos equipamentos específicos, o que muitas vezes tem um custo elevado em relação a quantidade de horas trabalhadas no ano, a modalidade de terceirização de serviços com prestadores especializados, tem sido a forma mais econômica para a operação.O primeiro processo é o corte da forragem com segadeira, a sugestão é que o corte seja realizado no período da manhã, após a secagem do orvalho, desta forma, a planta permanece o dia todo secando.

O processo de espalhamento e revolvimento também é muito importante, pois determina uma secagem mais homogênea da lavoura, em alguns casos, é necessário repetir o processo mais vezes. Este tempo de secagem a campo pode variar de acordo com diversos fatores edafoclimáticos, como temperatura, radiação solar, umidade do ar e vento. A umidade do solo e a massa de forragem também exercem influência no tempo de emurchecimento.

O próximo passo é o enleiramento, a altura de enleiramento do solo é um ponto importante para evitar a contaminação das leiras com terra.

Esses três primeiros processos (corte, espalhamento e enleiramento) são semelhantes independentemente do tipo de silo que será utilizado na conservação, a partir deste momento é possível realizar o recolhimento com enfardadeiras que confeccionam fardos retangulares ou redondos (bolas), os quais em novo processo são envolvidos com plásticos específicos para a boa conservação do material. A outra modalidade é a conservação em silos trincheiras ou superfícies, para isso as leiras são recolhidas por uma ensiladeira, a forragem é transportada e compactada nos silos por tratores, após é feita a vedação com lona para silagem.

As principais culturas utilizadas na região para silagem pré-secada são as anuais de inverno, aveia e azévem, e a perene alfafa. Cada uma possui um ponto de corte e matéria seca de recolhimento adequados:


Compra de bolas de pré-secado

Para você que compra bolas de pré-secado, vou passar algumas perguntas que você deve fazer para o fornecedor e qual a resposta para uma melhor conservação e qualidade nutritiva.

1.      Quantas camadas de plástico foram usadas? Seis.

2.      Está estruturado com rede ou fio? Rede.

3.      Quantas voltas de rede ou fio? Rede 2,5 a 3. Fio 15 a 20.

4.      Qual o teor de matéria seca? 45 ? 55% (na maioria dos casos).

5.      Está picado? Melhor picado, maior compactação.

Outro ponto importante também é comprar por quilo e não por bola, pois o peso das bolas pode variar muito, de 300 a 800 kg por exemplo.

Saber qual o cultivar utilizado da espécie forrageiras e qual foi o ponto de corte, além de pedir a análise bromatológica também é outro fator importante e detalhe, tem que ser a análise daquele lote, daquele corte, pois a variação é grande. Um azevém pode ter menos de 10% de PB até mais de 25%, por exemplo e isso impacta diretamente no custo alimentar dos animais.


Considerações

Todas as fases do processo de produção da silagem são importantes. Definição do momento da colheita e teores de matéria seca são fundamentais para o sucesso do armazenamento da forragem, mantendo a qualidade bromatológica mais próxima da original.

Produtor avalie o planejamento forrageiro da sua propriedade e entenda sempre todas as opções que têm disponível no mercado para melhor adaptar a sua realidade.

                                           

CNPJ 77.903.599/0041-95
NOSSAS UNIDADES
Guarapuava / PR (Sede)
Av. Moacir Julio Silvestri, 145 - Centro
Ver no Google Maps
Ivaí / PR (Filial)
Rua Carlos Manfron, 39 - Centro
Ver no Google Maps
Prudentópolis / PR (Filial)
R. Marginal da BR 373 - Vila das Flores
Ver no Google Maps
ATENDIMENTO
(42) 3623-4012
(42) 3623-4012
contato@coamig.com.br
FALE CONOSCO
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta das 8h às 18h
Sábado das 8h às 12h
ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS




Acesse nosso Jornal de Março