A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por unanimidade, a resolução que declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (IYC 2025). Esse reconhecimento visa destacar o impacto positivo das cooperativas no desenvolvimento das comunidades e no enfrentamento de desafios globais, como a pobreza, a desigualdade de gênero, a fome e as mudanças climáticas.
Com o tema "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor", a ONU busca evidenciar o papel essencial das cooperativas para a construção de um futuro mais inclusivo, sustentável e justo. O movimento também destaca a importância do cooperativismo na promoção da inclusão social e na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Sistema OCB, representando mais de 4 mil cooperativas no Brasil, celebrou com entusiasmo essa decisão. Durante o lançamento preliminar do AIJ 2025, a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, ressaltou o impacto econômico das cooperativas, destacando que a presença delas aumenta o PIB per capita em 18,5% em comparação aos municípios sem cooperativas.
Além de ser uma solução econômica e social, o cooperativismo também tem se destacado em questões de sustentabilidade. Durante a COP29, em Baku, no Azerbaijão, as cooperativas participaram de debates sobre finanças sustentáveis ??e combate às mudanças climáticas. Para a COP30, que ocorrerá em Belém, no Brasil, as expectativas são de um papel ainda mais relevante do cooperativismo nas questões ambientais.
A comunidade cooperativa está convidada a se engajar na divulgação do Ano Internacional das Cooperativas, utilizando materiais e participando das ações planejadas pelo Sistema OCB.
Fonte: Sistema OCB