De 2 a 6 de dezembro, os cooperados da Coamig foram convidados a conhecer a fábrica de laticínios da cooperativa, em Guarapuava. O objetivo foi apresentar os resultados do investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, além de detalhar o funcionamento e as etapas de produção dos resultados de leite que serão comercializados a partir do mês de janeiro/2025. Os produtores da cooperativa que entregam leite para a instalação, organizados em grupos, participaram de visitas guiadas às instalações e de uma palestra educativa promovida pelo Sescoop-PR.
Durante o evento, os participantes conheceram os processos de fabricação de queijos e outros produtos como manteiga e nata. Os lançamentos chegarão ao mercado sob a marca Fortim, escolhida para destacar a ligação com a tradição e a identidade regional de Guarapuava.
Além da visita técnica, a palestra conduzida por Vera Regina de Paula, palestrante e ligada ao cooperativismo a mais de 10 anos, reforçam o princípio cooperativista de fomentar a educação e informar os cooperados sobre o impacto do trabalho conjunto. A ação tem caráter educativo e comemorativo, destacando o papel transformador da Coamig. Ao longo dessa semana mais de 150 cooperados puderam prestigiar o resultado de seus esforços através da concredização deste sonho.
"Sou cooperado a mais de 20 anos, desde que começamos a lidar eu já me associei. Achei a visita super legal, foi muito bom! Eu imaginava que era algo moderno, mas não pensava que era tanto assim, isso aí me surpreendeu. A minha nora faz de vez em quando uns queijos, muito gostosos, mas o caseiro não chega nem perto de um processo de tudo que acontece aqui na fábrica. Eu não acho difícil manter as exigências, de começo as primeiras pessoas que tivemos contato falaram que não iria ser fácil, mas é simples, e o Geovane, meu filho, tem um interesse que nossa, ajuda bastante na lida. A visita deu um ânimo pra continuar (...)"
Relato do cooperado Leonides da Cruz, de Paiquerê, Guarapuava/PR.