Matérias Relacionadas ao Leite

Lançamento da Campanha de Inverno 2023

Lançamento da Campanha de Inverno 2023

Entre os dias 23/01/2023 a 31/01/2023 a cooperativa COAMIG fez o lançamento da campanha de inverno 2023. Além das condições apresentadas, o departamento técnico realizou reuniões técnicas em todos os municípios de atuação da COAMIG para apresentar as especificidades dos materiais que estão disponíveis para comercialização e fomentar a produção de leite, bem como orientá-los sobre a implantação e o manejo desses materiais.

“Os produtores têm a possibilidade de durante o inverno obter receitas maiores com a produção de leite: nessa época é que se verificam as maiores altas nos preços do leite e os animais tendem a produzir mais durante o inverno, pois no verão estão constantemente sob estresse térmico. Os produtores dispõem de mais área para trabalhar durante o inverno, onde têm a possibilidade de fazer alimentos diferidos que vão auxiliar na manutenção da dieta dos animais em períodos de escassez de alimento. O clima não tem favorecido a produção agrícola, cenários de estiagem em determinados momentos e chuvas de alta intensidade em outros deixam o produtor inseguro na atividade quanto à implantação e à respostas desses materiais nessas adversidades. Pensando nisso, orientamos os produtores a fazer o máximo possível de alimentos conservados para essas eventualidades, mas também preconizando ainda a alimentação a pasto como forma mais viável de produção. O que também foi orientado aos produtores, com ênfase, é utilizar a pastagem, considerando que há uma tempo de vida útil dessa forragem que precisa ser consumida e economizar o máximo possível de silagem. Além de que seja preconizado para as vacas lactantes a silagem de milho e fazer a diferenciação da dieta por categorias, fornecendo outros tipos de silagem para os animais que têm exigência menor que os vacas em produção.“

Durante o inverno também é o período em que o produtor tem a oportunidade de melhor controlar as plantas daninhas para garantir que as culturas de verão, implantadas na sequência, não venham a sofrer com matocompetição já no início de seu desenvolvimento. As perdas por competição com as plantas daninhas são significativas e é necessário considerar que muitas plantas daninhas já apresentam resistência ao princípio ativo glifosato. Outros produtos disponíveis no mercado que apresentam alta eficiência de controle dependem de um período de carência para a implantação do material na sequência, em especial as leguminosas, motivo pelos quais os produtores façam as contas para poder retirar o gado da área com a antecedência que permite realizar a aplicação desses produtos e o controle ser mais efetivo.

Nos nossos encontros, enfatizamos aos produtores que procurem por materiais melhorados, que têm uma resposta maior na quantidade e na qualidade do alimento, de modo que esse é um gargalo na produção leiteira principalmente no que diz respeito ao Leite LINA (Leite Instável Não Ácido), problema que têm ocorrido em toda a área de atuação da COAMIG, afetando linhas quase inteiras.

A veterinária da COAMIG, Mariana Gonçalves Oliveira Lima, apresentou os produtores sobre o que se trata o Leite LINA, quais são os fatores predisponentes e como prevenir esse problema nas propriedades.

O Lina – leite instável não ácido é caracterizado pela instabilidade da caseína, e as principais causas estão ligadas à restrição alimentar, estresse térmico, desequilíbrio de energia e proteína, acidose ruminal, entre outros.

Cerca de 95% dos casos acompanhados pela COAMIG dizem respeito ao fator nutricional seja pela quantidade ou qualidade do alimento disponível para esses animais. Isso porque em algumas épocas do ano, principalmente os períodos de transição, o vazio forrageiro se torna o principal gargalo para a produção. Dessa forma, foi importante levar aos produtores informações técnicas sobre como produzir alimentos em maior quantidade e qualidade, como por exemplo, a implantação de forrageiras que produzem bem nesses períodos de escassez de alimento, produção de alimentos conservados de qualidade além dos cuidados com o manejo dos animais, para que dessa forma o produtor consiga ter boa produção ao longo do ano e evitar problemas de LINA nas propriedades.

Coamig
Av. Moacir Julio Silvestri, 145
Centro - Guarapuava - PR
Cep: 85.010.090
42 3623-4012