Matérias Relacionadas ao Leite

COAMIG ELEGE DIRETORIA PARA TRIÊNIO 2020 -2023 E APRESENTA PROJETO DE INDÚSTRIA LÁCTEA

COAMIG ELEGE DIRETORIA PARA TRIÊNIO 2020 -2023 E APRESENTA PROJETO DE INDÚSTRIA LÁCTEA

Diretoria, cooperados e colaboradores da Coamig se reuniram no dia 11 de março, para Assembléia Geral Ordinária (OGO). A pauta da assembléia foi à seguinte: prestação de contas do exercício de 2019 para a cooperativa de leite; aprovação da destinação de sobras; eleição e posse dos membros do Conselho de Administração e Fiscal para o triênio 2020-2023; fixação de pró-labore e cédulas de presença; orçamento anual e plano de trabalho 2020; autorização de financiamento complementar para aquisição de equipamentos.

A eleição dos membros do Conselho de Administração e Fiscal ocorreu com chapa única e por unanimidade foi aprovada pela assembléia. O engenheiro agrônomo e produtor rural, Edson Bastos, foram reeleitos presidente da cooperativa de leite.

Em números, o desempenho da cooperativa foi o seguinte: o preço médio por litro/leite para os cooperados subiu em relação a 2018, ficando em R$1,34. A média diária de litro leite/produtor também aumentou, ficando em 196,41. Já o volume recebido no total caiu e número médio de produtores também. ‘’Em 2019, a Coamig teve um aumento de 12% no movimento das lojas de Guarapuava e Ivaí. É marcante na cooperativa a participação do cooperado, principalmente no que se refere aos produtores de leite da região de Ivaí e Prudentópolis. Eles estão participando muito bem e com qualidade crescente. A melhoria da qualidade foi acima do esperado’’, disse o presidente Edson Bastos.

A grande expectativa para 2020 é a construção da indústria láctea da cooperativa, que será em Guarapuava, no mesmo local da Usina de Leite da Coamig. ‘’É um projeto eu já está aprovado. O financiamento já está aprovado e liberado e pretendemos, assim que o SIF aprovar, começar as obras. É provável que até o fim deste ano, a indústria esteja pronta. Pretendemos trabalhar com 50 mil litros/dia, com capacidade para aumentar até 100 mil litros/dia. Produziremos queijos, bebidas lácteas, manteiga, requeijão, entre outros derivados de leite’’, detalha Bastos.

Á frente da cooperativa por mais um triênio, o presidente afirma que os principais objetivos nessa gestão são consolidar a indústria, conseguir volumes maiores de leite e condições melhores de pagamento para o produtor. ‘’Precisamos trabalhar para que o produtor tenha custos mais baixos. Queremos mudar um pouco a cultura dos produtores de leite abusarem do cocho. Isso é uma coisa comum não só para os cooperados, mais para qualquer leiteiro. Temos que tentar fazer a produção de leite a pasto. A vaca é um herbívoro, ela tem a capacidade de transformar o pasto em leite. E mesmo que a produção por vaca seja mais baixa, o resultado líquido ao produtor é melhor porque tem um custo de produção mais baixo’’.

Coamig
Av. Moacir Julio Silvestri, 145
Centro - Guarapuava - PR
Cep: 85.010.090
42 3623-4012