Matérias Relacionadas ao Leite

Empresas italianas visam a qualidade do leite via biossensores

Duas empresas italianas estão desenvolvendo um dispositivo portátil baseado em biossensorescapazes de impedir o transporte de leite contaminado. O produto será usado no primeiro passo da cadeia de logística de coleta (fazenda) para análise de seis substâncias: cinco antibióticos diferentes no leite (incluindo beta-lactâmicos, quinolonas, tetraciclina, sulfonamida e aminoglicósideos) e aflatoxinas.

O sistema também pode ser usado no ponto de entrega dos caminhões que coletam leite fornecendo resultados em 10 minutos e evitando a necessidade de testes de confirmação de laboratório no caso de resultados positivos.

O I-Cuvette será desenvolvido pela ISS BioSense (ISS), uma PME (pequenas e médias empresas) de alta tecnologia que manipula moléculas de origem biológica para desenvolver sensores específicos e sensíveis e pela Kontor46 (K46), uma empresa especializada em desenvolvimento de hardware e software, bem como serviços de pesquisa e desenvolvimento para a indústria. O projeto Horizon 2020 funciona até o final de março deste ano e recebeu € 50.000 (US$ 62.259).

As empresas disseram que a contaminação do leite pode acontecer em qualquer etapa da cadeia de produção, da fazenda até a prateleira. Eles disseram que métodos convencionais de análise permitem uma análise minuciosa com limites de detecção muito sensíveis, mas requerem uma equipe especializada, são demorados e caros e precisam ser feitos em um laboratório. A ISS e a K46 disseram que o I-Cuvette combina qualidade analítica com curto tempo de resposta e custo semelhante a tiras ou outros testes rápidos descartáveis.

O desempenho analítico é melhor do que os métodos convencionais, graças a biossensores com maior potencial operacional devido à sensibilidade, seletividade, confiabilidade, portabilidade, sem pré-tratamento de amostras, curto tempo de resultados e baixo custo, acrescentaram.


Fonte: Dairy Reporter.

Coamig
Av. Moacir Julio Silvestri, 145
Centro - Guarapuava - PR
Cep: 85.010.090
42 3623-4012