Matérias Relacionadas ao Leite

COAMIG apoia o III Dia de Campo sobre Bovinocultura de leite da Unicentro.

COAMIG apoia o III Dia de Campo sobre Bovinocultura de leite da Unicentro.

O Produterra A&V Consultoria Júnior e o PROBOVINO – Projeto de Extensão em Bovinocultura de corte e leite, com a participação de vários docentes e alunos do curso de Medicina Veterinária, realizou no último dia 21/11/2017, o III Dia de Campo sobre Bovinocultura Leiteira no Assentamento São Pedro/Guairacá, na propriedade do produtor Léo Sergio Ferri.

O evento teve como objetivo interagir conhecimentos técnicos e estreitar as relações com a comunidade de produtores rurais, visando o desenvolvimento das competências técnicas dos produtores e dos acadêmicos da Medicina Veterinária envolvidos nas atividades extensionistas. A iniciativa ocorreu por meio da importante parceria com a COAMIG (Coamig Agroindustrial Cooperativa), que historicamente vem realizando atividades conjuntas com o Setor de Ciências Agrárias e Ambientais da Unicentro. O evento se justifica dada a necessidade de interação da Universidade com as comunidades rurais em cumprimento ao objetivo da extensão universitária, além da importância enquanto ferramenta de aprendizagem mútua.

Tratou-se de um evento importante com vários temas de interesse na rotina da produção de leite em pequenas propriedades rurais, tais como: reprodução, sanidade, qualidade de leite e manejo de pastagens. Os assuntos foram preparados e apresentados pelos alunos, sob a orientação dos professores da Medicina Veterinária, nas respectivas áreas de conhecimento. Estiveram presentes vários produtores e familiares, além de outros interessados na produção de leite.

Vale ressaltar que o Produterra/Probovino já realizam atendimentos técnicos periódicos para um grupo de produtores de leite da comunidade São Pedro/Guairacá em parceria com a COAMIG, e foi a partir destes atendimentos que surgiu a demanda dos assuntos abordados, baseados em ocorrências identificadas nas propriedades durante as visitas técnicas dos alunos e professores.

O encerramento do evento se deu com um delicioso “Café Colonial” preparado e oferecido pelos próprios alunos e professores, onde os produtores manifestaram a satisfação com a realização do evento e relataram a importância e a necessidade desta proximidade. Pediram que as ações desta natureza se intensifiquem junto à comunidade, inclusive se comprometeram em convidar mais produtores para participarem do projeto e dos próximos dias-de-campo. Fala no mesmo sentido foi proferida pelos representantes da COAMIG presentes no evento.

Em nome do Produterra/Probovino, nós da Unicentro, agradecemos a participação de todos e esperamos ter dado uma pequena contribuição para a difusão de conhecimentos e integração com a comunidade.

Professores participantes PRODUTERRA A&V CONSULTORIA JÚNIOR e o PROBOVINO da UNICENTRO/Guarapuava/PR

Coamig
Av. Moacir Julio Silvestri, 145
Centro - Guarapuava - PR
Cep: 85.010.090
42 3623-4012